BLOG

Speed Solutions Serviços Terceirizados

Terceirização de serviços

Portaria, Limpeza, mão de obra, manutenção, zeladoria

  • Speed Solutions

Conflitos em condomínios

Quais são as maiores fontes de conflitos em condomínios?


Conflito entre condôminos não é algo muito incomum para quem mora ou já morou em um condomínio, certo? Segundo especialista e síndicos, as causas abaixo são consideradas as principais causas de conflitos:

  1. Crianças: crianças nos corredores do condomínio pode ser uma das causas de conflitos mais comuns em condomínio, ainda mais quando o condomínio não possui área de lazer. Crianças têm muita energia pra gastar, por esse motivo, é comum ver ou ouvir os condôminos mirins correndo pelo apartamento ou áreas comuns do condomínio. A primeira forma de prevenir problemas com as crianças do condomínio é criar áreas comuns de lazer, caso seu prédio não possua este espaço, a criatividade será a única saída: salas ociosas podem virar brinquedotecas, salão de jogos e até home theater para entreter a galerinha.

  2. Cachorros: a maior reclamação é quanto aos latidos altos dos cachorros ou com cocô em áreas comuns. Estabelecer regras de proibição se tornou algo ilegal em alguns estados. A dica é ser meticuloso na criação do regulamento interno, abrangendo assim todos os detalhes sobre as boas maneiras de convivência entre humanos e bichinhos.

  3. Carro/Vagas: geralmente causados por veículos mal estacionados, velocidade acima do limite dentro do condomínio e tamanho de vagas. Criar regras bem claras de segurança e uso são imprescindível para a boa convivência entre todos.

  4. Hidráulica: outros vilões causadores de conflitos entre vizinhos são problemas com encanamento e vazamentos. Além do difícil diagnóstico outros fatores como o proprietário do apartamento causador não ter como pagar as despesas de reparo agravam tal problema. A dica é agilidade e atenção, pois encargos com encanamento possuem duas esferas: ramificação geral do prédio ou em um apartamento específico. No primeiro caso, o morador que sofreu o dano poderá cobrar do condomínio, já no segundo caso é dever do dono do apartamento com problema arcar com os custos do reparo.

  5. Inadimplência: o vulgo "calote" prejudica todo o condomínio em um efeito cascata. O teto da taxa da multa por atraso é de 2% segundo o novo Código Civil de 2003. Um recurso que pode ser utilizado é o protesto em cartório das contas atrasadas.

  6. Barulho: é o campeão de reclamações em qualquer condomínio. Um bom regulamento interno deve determinar os períodos de silêncio, o limite máximo de decibéis (em alguns estados existem leis que determinam esse limite) e as punições para quem infringir essas regras.

  7. Cigarro e Drogas: fumaça e bitucas em locais impróprios, além do uso de entorpecentes são grandes causadores de conflitos. No caso de entorpecentes, a reação deve variar de acordo com o local em que o condômino usa o mesmo. Se for dentro do imóvel, a policia deve ser acionada apenas quando os efeitos alucinógenos começam a incomodar ou colocar outros moradores em risco. Quando o uso é em áreas comuns do prédio, pode a´t e enquadrar o condômino em uma conduta anti-social. Quanto ao cigarro, as regras variam de acordo com a legislação de cada estado.

  8. Acessibilidade: assunto recente nas pautas das assembleias, a promoção da acessibilidade dos edifícios para deficientes físicos devem seguir o decreto federal 5.296, de 2004, onde diz que todos os prédios, privados ou públicos, devem ser adaptados para que pessoas portadoras de alguma deficiência física possuam livre acesso ao edifício. Em alguns municípios - a exemplo de São Paulo, que faculta tal exigência para prédios construídos antes de 1992 - a regra pode variar.

  9. Comércio e Locação por Aplicativos: o trabalho autônomo tem aumentado exponencialmente no Brasil o que tornou comum que profissionais de diversas áreas atenderem clientes em suas próprias residências. Esta prática pode ser traduzida em riscos de segurança para outros moradores. Porém, muitas vezes é difícil comprovar estes casos e riscos. A solução para casos mais graves é restringir a entrada de desconhecidos e/ou de pessoas sem autorização escrita. Quando o assunto é locação por aplicativo, vale uma boa conversa na assembléia de condomínio para definição de regras para tal.

  10. Sustentabilidade: soluções sustentáveis não são tarefas de outro mundo. É possível adotar soluções mais simples como a coleta seletiva e uma boa política de reaproveitamento de água pelos funcionários.

E no seu condomínio, qual o maior causador de conflito? Conta para a gente.

44 visualizações

Fale conosco

11 4781-4535

11 94030-4933

contato@speedsolutions.srv.br

Rua Nossa Senhora de Lourdes, 137

Embu das Artes – CEP 06843-230

Acesse nossas redes sociais:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

Tranquilidade, o melhor serviço por um PREÇO JUSTO

SÓ COM A SPEED SOLUTIONS.